<$BlogRSDUrl$> <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5523321\x26blogName\x3dEstudos+sobre+a+Guerra+Civil+Espanhola\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://1936-1939.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://1936-1939.blogspot.com/\x26vt\x3d-5296762208344818521', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

11.8.03

John Dos Passos 

«John Dos Passos chega finalmente a Valência. 8 de Abril de 1937. Está no auge a Guerra Civil espanhola. A cidade, bastião republicano, tal como Madrid ou Barcelona, luta por todos os meios contra as forças nacionalistas de Franco, que já dominam as áreas mais rurais do país. As ruas estão apinhadas de gente, a Plaza Castelar está «colorida como nunca» - referiu mais tarde o escritor -, bandeiras republicanas e centenas de cartazes afixados contribuem para tonalidades bem diferentes daquelas que Dos Passos conheceu anos antes. John chegou de manhã. A intriga, própria de um cenário de conflito militar, domina os ares de Valência. No Hotel Internacional, o escritor, então com 41 anos, sente ainda mais esse clima de conspiração. Brigadas Internacionais, organizadas pelos comunistas, provenientes de França, Bélgica, Alemanha, Polónia ou Itália, e jornalistas de outras tantas geografias, enchem o átrio. Depois do almoço, e após conseguir acreditação como jornalista estrangeiro, Dos Passos visitou o apartamento de um amigo muito especial. [...]»

Assim começa um trabalho de João Pombeiro sobre John Dos Passos na revista Grande Reportagem deste mês de Agosto. Uma biografia sobre o escritor americano de ascendência portuguesa cujo percurso se cruza, a páginas tantas, com a Guerra Civil de Espanha.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter Copie e Divulgue