<$BlogRSDUrl$> <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5523321\x26blogName\x3dEstudos+sobre+a+Guerra+Civil+Espanhola\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://1936-1939.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://1936-1939.blogspot.com/\x26vt\x3d-4911923135999976909', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

30.6.03

A refinada arte da tortura? 

Num artigo publicado em Janeiro de 2003 no «The Guardian», intitulado Anarchists and the fine art of torture, é descrita uma obscura relação entre a prática da tortura pelas forças republicanas e a arte de vanguarda da Bauhaus, bem como o surrealismo de Luis Buñuel e Dali. A este propósito, publicamos uma mensagem que recebemos de Jean Luc:

«Vejo com bastante interesse este blog, aliás no meu endereço de e-mail nlpt1936, o 1936 vem da Guerra Civil Espanhola. Eu desde já assumo dois pontos de vista: o anarco-sindicalista e, o mais importante deles todos, o de tentar saber a verdade. Assim sendo, se houver interesse na minha colaboração, gostaria de começar com este link.

A única fonte que há para isto é um julgamento no tempo do Franco (segundo o "The Guardian"). Isto é, não é particularmente confiável, já que a confissão pode ter sido extraída sobre tortura. O que eu estava interessado em saber era mais informação (propaganda não, obrigado) sobre esta alegada situação. Se alguém tiver, por favor comente.»


A radiografia possível 

Sabe-se, actualmente, que um total de 59.380 voluntários de 55 países integraram as Brigadas Internacionais durante a guerra. Entre estes, a listagem possível:

- Franceses (10.000)
- Alemães (5.000)
- Polacos (5.000)
- Italianos (3.350)
- Americanos (2.800)
- Ingleses (2.000)
- Canadianos (1.000)
- Jugoslavos (1.500)
- Checos (1.500)
- Húngaros (1.000)
- Escandinavos (1.000)

Estes homens estavam organizados nas 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª divisões das Brigadas. Quaisquer dados sobre outras participações, nomeadamente portuguesas, serão bem-vindos.

..
Fonte: John Simkin, Spartacus Educational.

Orwell recorda 

«O horror essencial da vida militar pouco depende da guerra em que se combata. A disciplina é fundamentalmente a mesma em todos os exércitos. As balas ferem, os cadáveres fedem, os soldados, debaixo do fogo, sentem-se tão apavorados que chegam a mijar nas calças.»

(George Orwell, Recordando a guerra de Espanha)

Carta do Campo de Batalha 

Carta do Campo de Batalha a Uma Milha de Huesca

Coração de um mundo
que já coração não tem,
pensar em ti é levar
tanta dor aqui ao peito.
Sopra o vento na tarde
que já prediz o outono,
tenho medo de perder-te,
tenho medo do meu medo.
A uma milha de Huesca
venço a barreira final
que vai ser o nosso orgulho.
Pensa com amor em mim
para que eu te sinta ao lado.
E se, quebrando-me as pernas,
a má sorte me atirar
para a noite de uma cova,
pensa no bem que puderes
não esqueças o meu amor.


John Cornford. 1936
(Tradução de Luiza Neto Jorge)

28.6.03

Contributos para uma leitura histórica 

Estudos sobre a Guerra Civil Espanhola pretende juntar, numa perspectiva científica mas não academicista, um grupo multidisciplinar de interessados e estudiosos sobre este tema. Inicialmente num formato de blogue para a recolha de dados e recursos que permitam uma leitura crítica e o mais expansiva da Guerra Civil Espanhola, esperamos conseguir a abrangência necessária para um posterior centro documental de arquivo histórico, mais consistente, em formato digital.

..
Estudos sobre a Guerra Civil Espanhola

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter Copie e Divulgue